Caminhada

Coletivamente na FAUBA DESDE 2016

O grupo de pesquisa CIPOs – Cidades Políticas, do PPGAU/UFBA foi criado em 2016. Investiga a modulação do espaço contemporâneo, marcado pela complexidade da cibernética e da crise climática, articulando distintos saberes e cosmopercepções ao campo disciplinar da arquitetura, do urbanismo, do planejamento urbano e do paisagismo. As questões FIOS são investigadas por uma TRAMA de três NÓS:

[1] Discursos [Macro e micro] Políticos no Urbanismo e Planejamento Urbano;

[2] Linguagens, Objetos Técnicos dos e nos Espaços

[3] Letramentos e Aprendizagens do e no Espaço.

Área de concentração: URBANISMO
Linha de pesquisa PPGAU/UFBA: PROCESSOS URBANOS CONTEMPORÂNEOS
Link grupo de pesquisa no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/224464

 

Rotinas

coletivo orientação
É uma roda de conversação entre docentes e discentes de graduação e pós-graduação da FAUFBA que orientam a TRAMA pesquisa.ensino.extensão NÓ [todis estão no Acerca da Natureza] e as TRAMAS pesquisa.ensino.extensão FIOS[investig.ação de cada um dos membros] em dois encontros semanais em dias e horários [tangíveis e cibernéticos] combinados a cada semestre.

TRAMA pesquisa
NÓ: Acerca da Natureza acontecem dentro das ações de ensino e de extensão e são feitas em ciclos que começam a cada 21 de setembro. Em 2024 a TRAMA pesquisa está no terceiro ciclo com o tema da água.
FIOS: formados pelas pesquisas específicas de cada membro do grupo CIPOs.

TRAMA ensino
NÓ: Acerca da Natureza é uma disciplina no PPGAU que acontece no primeiro semestre de cada ano, articulada com o extensão e com a pesquisa de mesmo nome.
FIOS: formados pelas oficinas, cursos e outras ações de ensino específicas de cada membro do grupo CIPOs.

TRAMA extensão
NÓ: Acerca da Natureza é uma proposta de extensão que acontecem no segundo semestre de cada ano, articulada com o ensino e com a pesquisa de mesmo nome.
FIOS: formados pelas ações extensionistas específicas de cada membro do grupo CIPOs.

para compreender as palavras…

roda de conversação: a roda, como na capoeira ou no samba, é um modo de conviver e aprender com o corpo implicado. Tem hierarquias, existem diferenças entre mestres e iniciantes, mas as relações são estabelecidas de modo horizontal e co-implicado. Na conversação, de acordo com Humberto Maturana, é necessário identificar a emoção que especifica o domínio
das ações complexas que conversação implica. O emocionar das conversações podem ser patriarcais ou matrísticas, é preciso prestar atenção ao entrelaçamento do emocionar e do linguajar nela implicado. O CIPOs sempre tenta estabelecer modos de conhecer e investigar matrísticos.

trama, nós e fios: a TRAMA e o modo co-implicado tanto entre ensino.pesquisa.extensão como entre o que é coletivo [NÓS] e individual [FIOS]. Todos os FIOS formam NÓS, todos os NÓS são formados pelos FIOS.

modulação espaço: o capitalismo fez do espaço uma mercadoria, por isso ele é produzido. Com a cibernética o modo de produção deixa a lógica manufatureira, tangível, e passa para lógica da programação de dados, cibernética. A modulação é o modo pelo qual o capitalismo transforma os espaços tangíveis e cibernéticos em mercadoria.

saiba mais sobre nossas rotinas

 

contato

cidadespoliticas@gmail.com

R. Caetano Moura, 121 – Federação, Salvador – BA, 40210-905
Faculdade de Arquitetura da UFBA
Sala Grupo de Pesquisa CIPOs
Edifício Anexo
 

Rolar para cima